sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O que são Fractais ?

Fractais (do latim fractus, fração, quebrado) são figuras da geometria não-Euclidiana.

A geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciência, tecnologia e arte gerada por computador. As raízes conceituais dos fractais remontam a tentativas de medir o tamanho de objetos para os quais as definições tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham.

Um fractal (anteriormente conhecido como curva monstro) é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente auto-similares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo.

O termo foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polónia, que descobriu a geometria fractal na década de 1970 do século XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.

As bolhas de sabão são esfericas ?

Por que todos os líquidos possuem uma propriedade interessante chamada : TENSÃO SUPERFICIAL Ela é provocada por um desequilíbrio das forças de atração entre as moléculas da superfície de um líquido. Essa força é chamada de: FORÇA DE COESÃO. A tensão superficial tenta fazer com que um líquido tenha a menor superfície possível. A água dentro de um copo tem a sua superfície determinada pela forma do copo, pois além da força de Coesão, existe uma outra força de atração, entre a água e o copo, chamada de: FORÇA DE ADESÃO. Quando você faz uma bolha, a película de água e sabão também possui essa propriedade de Coesão e Adesão. A película, não tem onde ''se grudar''. Então, as moléculas de água se grudam nelas mesmas, tentando diminuir ao máximo sua superfície.E a menor forma que elas podem assumir é uma esfera